quarta-feira, 6 de julho de 2011

Detalhes

A venda de um produto relaciona não só o design, mas também todo o contexto envolvido. Por esse motivo resolvemos fazer um estudo geral sobre alguns detalhes que fazem toda a diferença em um empreendimento. Usamos como referência o  livro Nos Bastidores da Disney - Os segredos do sucesso da mais poderosa empresa de diversão do mundo, de Tom Connellan. Esse livro mostra os princípios que orientam a cultura e o sucesso do grupo Disney. Indicamos a leitura à todos!


Como as pequenas coisas fazem uma grande diferença

A preocupação com os detalhes da empresa muitas vezes é confundido com desperdícios de recursos. Mas na verdade, se a empresa tem essa cultura, ela prestará mais atenção a qualquer coisa que envolva seus clientes e funcionários. A maneira como os clientes são tratados e os produtos são apresentados, auxiliam na fidelização do cliente. 

No Encanto das Artes já podemos aplicar esses conceitos na confecção das sapatilhas, que deve ter um acabamento impecável. Como os produtos são vendidos em feiras não é possível alterar o ambiente, mas o layout do stand e a disposição dos produtos  podem ser adaptados. As embalagens também fazem parte do encantamento, uma proposta é usar alternativas criativas que se relacionem com o produto e o contexto, como foi mostrado no post anterior. Fizemos uma pesquisa de referências de empresas que seguem esses conceitos. 

A Dot Paper Papelaria Personalizada usa conceitos da infância e fantasia para compor o ambiente da loja. Os produtos são dispostos por cores e temas. 


A Brigadeiria Joaquina Gourmet, além de ter bastante atenção aos ingredientes se preocupa também com as embalagens.


A loja Mercatto se destacou no Fashion Business Verão 2012, com um stand aberto. A decoração estava toda relacionada com a proposta da coleção e o conceito da marca, causando encantamento nos consumidores. 



A importância daquilo que não enxergamos 

Os funcionários representam a empresa perante o cliente. É importante que eles amem suas funções, o ambiente de trabalho e acreditem na empresa, pois tudo que eles sentem refletirão na maneira como tratarão o cliente e farão a venda. A empresa pecisa garantir a satisfação dos funcionários e destacar a importância daquilo que é feito e dos produtos / serviços fornecidos. Até mesmo os funcionários que nunca entram em contato direto com os clientes precisam se concentrar em oferecer ao cliente aquilo que ele precisa. 

Apesar dos membros do Encanto das Artes receberem pelo produto vendido, elas realizam as atividades com muito prazer, pois gostam do que fazem.

A Google Brasil conquistou o primeiro lugar na pesquisa Great Place to Work (GPTW) 2011. A empresa oferece ambientes descontraídos, benefícios aos funcionários, autonomia individual, circulação livre da informação e liberdade de comunicação e debate, independentemente de hierarquia.



Mantendo a magia em ação

Os funcionários de uma empresa devem ser reconhecidos independente da função. Fedbacks, recompensas e comemoração também são pontos importantes para manter o comprometimento e entusiasmo. Na maioria das vezes os funcionários tratam seus clientes da maneira que são tratados pela empresa.

Os membros do Encanto das Artes tem uma boa interação, além de se considerarem uma equipe são grandes amigos. 

O Café Daneil Briand, especializado em gastronomia francesa, escolhe uma vez por ano um funcionário para fazer um curso de culinária no exterior. Além disso, alguns funcionários possuem conhecimento sobre a  língua francesa, para melhor atender os clientes que não dominam a língua portuguesa. 

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